Cemitério de Sta. Iria
A solução arquitectónica assume desde o início, a intenção de se adaptar à modelação do terreno e à localização deste primeiro módulo, de acordo com a vontade expressa pela Câmara Municipal.
Espacialmente o projecto desenvolve-se em quatro núcleos fundamentais, os edifícios de inumação, a praça, a zona da fonte e a zona de circulação.
A praça de acolhimento é delimitada pelos edifícios de inumação onde se abre, no pavimento de paralelepípedo de calcário, um pequeno espaço jardim.
O edifício de inumação será constituído por 150 nichos alveolares do sistema tipo Duwe, cujos alçados serão revestidos por tampas individuais decorativas de fecho, em painéis tipo Viroc, com acabamento pintado.
A utilização de sistemas em betão pré-fabricados, tipo Duwe, em nichos, organizados verticalmente e extra-terram, permitem a apresentação de soluções que respondem não só a uma maior rentabilidade dos espaço dos cemitérios, como também a uma melhoria da qualidade espacial, estimulando a espiritualidade do lugar, facilitando a transição de mentalidades e valores de memória colectiva sobre o processo de inumação dos corpos.
Todas as coberturas são devidamente impermeabilizadas e protegidas por camada de seixo rolado a granel.
Localização: Sta. Iria, Vila Franca de Xira Arquitectura e Paisagismo Carlos Fazenda e Teresa Teixeira, Fundações e Fundações e Estruturas João Barrento da Costa, Águas e Esgotos João Barrento da Costa, Electricidade Ruben Sobral