Cemitério da Vila de Porto da Cruz
A pedido da Câmara Municipal de Machico, realizámos um projecto para a requalificação urgente do Antigo, na Ilha da Madeira.
Em Novembro de 2013, a catástrofe natural, com chuvas torrenciais levaram à derrocada da falésia onde foi erguido o Novo Cemitério da Vila. Os deslocamentos e abatimentos provocaram enormes danos estruturais nas suas construções. Esta situação levou a que o Novo Cemitério fosse encerrado, tendo passado a ser utilizado o Antigo cemitério da Vila para a inumação .
Na quase lotação do antigo Cemitério, a Junta de Freguesia de Porto da Cruz e a Paróquia de Porto da Cruz, com a coordenação da Presidência da Câmara de Machico entenderam pela viabilidade da ampliação e requalificação do Antigo Cemitério de Porto da Cruz, no sentido de satisfazer as necessidades da população e definido o adiamento das obras complexas no Novo Cemitério danificado.
O Antigo cemitério de Porto da Cruz localiza-se em parterre inferior entre a Ribeira e a Praça Central da Vila, estando praticamente preenchido com sepulturas em terra. De aspecto desorganizado, pobre e esquecido resiste porque se trata de um espaço da permanência de sepulturas familiares perpétuas.
O programa elaborado pela Câmara Municipal de Machico estabeleceu que para além da criação de um edifício de nichos de decomposição aeróbia haveria a necessidade da criação de um espaço de capela funerária para velar.
A solução arquitectónica estabeleceu como prioridade a edificação do edifícios de nichos cuja localização só poderia acontecer sob a Praça em forma de galeria, onde a luz é filtrada pelos vazios de pedra deixados na muralha. Esta intervenção em subsolo, obriga a escavação e logo obriga a uma remodelação da Praça superior, não só em termos viários como de vivência também desejado pela edilidade.
Da remodelação do novo portão de entrada do Cemitério, localizada no canto da Praça surge, assim um percurso renovado abrindo-se no seu patim intermédio à Capela.
Cria-se uma nova rampa e uma nova escada, de acesso à plataforma de inumação.
A materialidade da solução conjuga a pedra da região, o basalto, os pavimentos em areia lavada e o betão branco nas novas edificações.