Cemitério da Amadora
Cemitério da Amadora
Concurso de Concepção-Construção com a empresa ACF, Lda
Na elaboração do projecto foi dado relevo à prossecução dos objectivos enunciados como primordiais, dotando os espaços exteriores com características baseadas na obtenção de um desenho claramente vinculado com os princípios funcionais e estéticos de uma solução arquitectónica contemporânea de um espaço cemiterial.
Assim a implantação da proposta variante respeita a direcção predominante das curvas de níveis, criando plataformas niveladas para a implantação dos conjuntos de edifícios de inumação desfasadas altimétricamente por taludes com coberto vegetal e arborizados.
Aproveitando a linha de limite da zona non edificandi definida no PDM, cujo declive foi ajustado e minimizado, desenvolve-se a rampa viária e pedonal de acesso às plataformas que se dispõem na encosta.
Cada plataforma de inumação é composta à esquerda da rampa, no sentido de quem a desce por edifícios que abrigam ossários, nichos de inumação e columbários e à direita da rampa por plataformas de sepulturas temporárias cuja imagem se traduz num conjunto de socalcos relvados de onde emergem unicamente as lapides. (Cemitério Verde, conforme definido em processo de Concurso)
Procurou-se que o espaço exterior preenchesse os requisitos extremamente exigentes de uma utilização intensa, com baixos custos de manutenção, o que, naturalmente conduz a soluções em que a presença de inertes como revestimento será preponderante em equilíbrio com as zonas arborizadas dos taludes onde se desenvolvem arranjos de arbustos de cheiros e uma arborização cuidada.
Cada plataforma é servida pelo acesso viário, constituído em rampa com 5,5 m de largura, executada em betão armado com acabamento penteado.
As plataformas onde se localizam os nichos de inumação são constituídas logo no seu início por uma zona de estar onde abrigada por uma Tília, se encontra uma Essa (mesa) para colocação do caixão onde se realizará a última cerimónia de despedida.
Após a realização desta cerimónia o caixão será colocado na liteira (carro de urnas), que estão contemplados na empreita (fornecimento de duas unidades), e será levado em cortejo até ao nicho de inumação.
O conjunto dos edifícios de inumação é precedido de um conjunto de ossários cujo desenho se vira para dentro de uma praceta. Esta solução foi realizada em outros projectos, e é bastante menos agressiva do que deixar expostos os conjuntos para o público.
Cada plataforma nivelada tanto dos leirões de sepulturas como dos edifícios dos nichos de inumação são servidos por fontes de água, caixotes de lixo e bancos executados em betão armado capeados por pedra de moleanos rijo impermeabilizado.